segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O CARÁTER CRISTÃO

Judá foi deportada em exílio para a Babilônia no ano 605 a.C., Nabuconosor invadiu Jerusalém e levou também os utencilios da casa do Senhor, e entre os exilados estavam Daniel, Hananias, Mizael e Azarias. E sob ordens de Nabucodonosor alguns jovens deviam ser instruidos na cultura dos Caldeus a fim de servir em seus reino e dentre estes jovens se encontravam Daniel e seus amigos.
A Babilôniauma cultura pagã e politeista, foi neste contexto que Daniel mostrou seu caráter como homem de Deus. Os judeus são monoteístas, não se dobram diante de deuses pagãos, tinham suas leis e sua cultura e devido o seus zelo por Deus, Daniel resolveu não se contaminar com a ração diária que era oferecida aos jovens no período de três anos os quais eles eram preparados para se apresentar ao rei.
Daniel mostrou integridade e caráter em suas convicções, e depois daquele período quando levado ao rei foi achado mais sábio do que todos eles, e Deus o dotou de tal sabedoria que assumiu um lugar de destaque no reino da Babilônia.
Não precisamos nos enquadrar em um sistema fora dos padrões divinos, para sermos reconhecidos pelo homens, Deus em sua saberania controla o universo e as ações humanas estão sob o seu controle. Daniel não se viu acuado longe de sua patria, manteve seu caráter, não se dobrou no meio de uma sociedade corrompida, pagã e destituída de valores morais.
Em nosso tempo parece não ser muito diferente, a sociedade moderna em seu afã pelos prazeres ignoram os valores morais, e ai nada é proibido, tudo é prmitido e o que presenciamos é uma juventude a beira do colapso, familias fragilizadas e um governo patético, doente e corrupto, as injustiças campeam nosso solo, nossa nação, mas há despeito deste estado de coisas o Cristão precisa manter seus caráter e não se corromper moralmente, e manter-se fiel como fez Daniel e seus três amigos na Babilônia.

Alguns principios bíblicos nos orientam nesta questão:

1) Como cristãos não podemos ser influenciados pelo mundo (1 Jo. 2:15-17).
2) Como cristãos devemos causar influência na sociedade (Mat. 5:13-14).
3) A causa: Somos Nova Criaturas (2° Co. 5:17).

Como Daniel devemos manter o nosso caráter, e não deixar-se influênciar pelos padrões mundanos. E como precisamos de homens de caráter em nosso tempo, em nossa sociedade e porque não dizer na Igreja.

Se há algo que pode fazer a diferença nesta sociedade, será homens de caráter, comprometidos com Deus e que não negociam os seus valores, ainda que sejam lançados na cova dos leões.

Daniel não precisou dar um jeitinho Brasileiro, nem usou de maracutai, simplesmente manteve sua postura como homem de Deus.

Em tempos de escassez de caráter, temos que assumir esse papel onde Deus nos colocou e não ceder as pressões desta sociedade sem Deus.

Nos somos responsáveis diante de Deus, Ele nos chamou para fazer a diferença, é isso que aprendemos em toda a Bíblia.

O cristão deve manter firme o seu caráter, custe o que custar o seu desejo é agradar ao seu Senhor e viver de acordo com sua vontade.

Foi isto que fez Daniel, e assim deve ser o Cristão atual, caráter não se negocia.

Que Deus nosso Pai nos ajude neste propósito!

Pr. DALCY PEDRO HESPANHO DA SILVA - Agosto 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário